Go to the page content
diabetes research

O QUE É DIABETES?

O diabetes afeta cerca de 537 milhões de pessoas em todo o mundo.  

Desses 537 milhões de pessoas, 45% convivem com diabetes e não foram diagnosticadas.1 Então, o que é diabetes?

Em resumo, o diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina ou o corpo não consegue usar a insulina criada. Como resultado, os níveis de glicose na corrente sanguínea ficam muito altos e o corpo fica suscetível ao desenvolvimento de problemas de saúde graves.1

Saiba mais sobre tipos específicos de diabetes

Leia mais sobre o tratamento e como conviver com diabetes

Convivendo com diabetes

Convivendo com diabetes

Como você melhora o seu estilo de vida quando se trata​ de diabetes? Tanto por meio da dieta quanto de exercícios, reunimos dicas e artigos para ajudar você​ a controlar o diabetes. 4

Artigos relacionados sobre diabetes

Complicações de saúde relacionadas ao diabetes

Complicações de saúde relacionadas ao diabetes

O diabetes é considerado uma doença grave porque, com o tempo, níveis elevados de glicose no sangue podem causar danos graves ao coração, olhos, rins e outros órgãos. Com o controle, cuidados e tratamento corretos, muitas pessoas que têm diabetes conseguem viver uma vida feliz e saudável. 6

Reconhecendo os sintomas do diabetes  

Se não forem tratados precocemente, tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 podem levar aos seguintes sintomas:

Sintomas do tipo 1

 

  • Perda de peso rápida
  • Produção excessiva de urina 
  • Sede extrema 
  • Câimbras musculares
  • Hálito adocicado ou frutado

 

Sintomas do tipo 2

 

  • Produção excessiva de urina
  • Sede extrema  
  • Cansaço e fadiga 
  • Visão embaçada

 

Embora alguns dos sintomas do diabetes tipo 1 e tipo 2 sejam semelhantes, eles geralmente são apresentados de maneiras diferentes. Observe que, embora os sintomas do tipo 1 se desenvolvam rapidamente ao longo de semanas, os sintomas do tipo 2 podem levar anos para se materializar. Também é comum que algumas pessoas não apresentem sintomas e sejam diagnosticadas com diabetes apenas quando surge alguma  complicação mais tarde na vida.6

Você conhece o termo ​“risco cardiovascular”?​

Pessoas com diabetes tipo 2 têm 2 a 4 vezes mais​ probabilidade de ter um ataque cardíaco ou ​acidente vascular cerebral (derrame cerebral) em comparação com alguém que vive sem
diabetes. 1,2,3

Saiba como você pode reduzir o risco.

Noções básicas sobre diabetes 

Os dois tipos prOs dois tipos principais de diabetes são o tipo e o tipo 2. outros tipos de diabetes incluem diabetes gestacional, diabetes tipo 3c e diabetes autoimune latente do adulto (LADA)5. O tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e representa 90% de todos os casos de diabetes globalmente, seguido pelo tipo 1.

Independentemente disso, todos os tipos de diabetes têm em comum um elevado valor de glicose no sangue. Se você não tem diabetes, seu corpo (pâncreas) detecta que a glicose entrou na corrente sanguínea, libera a quantidade certa de insulina e permite que a glicose entre nas células. Se você tem diabetes, esse sistema de regulação e liberação de glicose modulado pela presença de insulina não funciona. 1

Risco e prevenção do diabetes

Embora atualmente não exista uma maneira de prevenir o diabetes tipo 1 (os cientistas ainda não têm certeza da causa), o diabetes tipo 2 pode ser prevenido ou retardado por meio de mudanças realistas no estilo de vida. As medidas preventivas mais comuns são:  

Perda de peso

Você pode prevenir ou retardar o diabetes perdendo peso e mantendo-se em sua faixa de peso normal. O excesso de gordura abdominal leva ao acumulo de gordura ao redor de órgãos vitais, como o pâncreas, e isso pode alterar gravemente a produção de insulina (devido ao aumento da resistência à insulina que está frequentemente presente em pessoas com obesidade).​

Mantenha-se ativo

Um estilo de vida fisicamente alvo ajudará você a alcançar o primeiro objetivo de perder peso. Movimentar-se durante o dia ajudará a melhorar seu humor e a reduzir os níveis de estresse, a pressão arterial e sua circunferência abdominal.​

Uma atividade moderada na qual sua respiração fique acelerada, é adequada, mas atividades vigorosas (exercícios de alta intensidade, ciclismo e corrida) são ainda melhores para o controle do diabetes.​

Hábitos alimentares saudáveis

Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, pois auxilia na perda de peso, protege o coração, melhora a ingestão de ômega-3 e reduz a ingestão de açúcar.

Outros fatores que contribuem para o seu risco geral de desenvolver diabetes incluem origem étnica, genética, histórico familiar e problemas de saúde existentes.

 

BR24DI00126

Referências
  1. International Diabetes Federation. IDF Atlas 10th Edition, 2021. Disponível em: https://diabetesatlas.org/idfawp/resource-files/2021/07/IDF_Atlas_10th_Edition_2021.pdf. Último acesso: maio de 2022.
  2. Valaiyapathi B, Gower B, Ashraf AP. Pathophysiology of Type 2 Diabetes in Children and Adolescents. Curr Diabetes Rev 2020; 16:220–229.  
  3. Almdal T, Scharling H, Jensen JS, et al. The independent effect of type 2 diabetes mellitus on ischemic heart disease, stroke, and death: a population-based study of 13,000 men and women with 20 years of follow-up. Arch Intern Med 2004; 164:1422–1426.  
  4. Fox CS, Coady S, Sorlie PD, et al. Trends in cardiovascular complications of diabetes. JAMA 2004; 292:2495–2499. 
  5. Ewald N, Hardt PD. Diagnosis and treatment of diabetes mellitus in chronic pancreatitis. World J Gastroenterol 2013; 19:7276–7281.  
  6. WHO. Diabetes. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/diabetes. Último acesso: maio de 2022.
  7. Diabetes.co.uk. Visceral Fat (Active Fat). Disponível em: https://www.diabetes.co.uk/body/visceral-fat.html. Último acesso: maio de 2022.
  8. NIDDK. Risk Factors for Type 2 Diabetes. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/risk-factors-type-2-diabetes. Último acesso: maio de 2022.
  9. Mosenzon O, et al. CAPTURE: a multinational, cross-sectional study of cardiovascular disease prevalence in adults with type 2 diabetes across 13 countries. Cardiovasc Diabetol. 2021; 20:154.
  10. Heart UK. Omega-3 fats. Disponível em: heartuk.org.uk/low-cholesterol-foods/omega-3-fats. Último acesso: maio de 2022
  11. Diabetes UK. Diabetes and exercise. Disponível em: https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/managing-your-diabetes/exercise. Último acesso: maio de 2022.
  12. Pancreatic Cancer Action. Type 3C diabetes (secondary diabetes). Disponível em: https://pancreaticcanceraction.org/help-and-support/living-with-pancreatic-cancer/type-3c-diabetes/. Último acesso: maio de 2022.
  13. Diabetes.co.uk. Diabetes LADA. Disponível em: https://www.diabetes.co.uk/diabetes_lada.html. Último acesso: maio de 2022.