Como reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca
Compreender o risco maior de desenvolver doença cardiovascular, doença cardíaca e AVC em pacientes com diabetes tipo 2.
Doença cardiovascular e doença cardíaca são a mesma coisa? Na verdade, não. A doença cardiovascular é o termo geral para doenças que afetam o coração (cardio) ou vasos sanguíneos (vascular) e abrange todas as doenças cardíacas e circulatórias, incluindo: 2
Doença cardíaca é outro termo amplo usado para descrever uma variedade de distúrbios que afetam o coração, tais como: 2
Há uma forte correlação tanto entre doença cardiovascular e diabetes quanto entre doença cardíaca e diabetes. Em ambos os casos, os vasos sanguíneos se estreitam e a quantidade de sangue rico em oxigênio que atinge os órgãos vitais do corpo é gravemente reduzida. 3
A pressão arterial aumenta e seu coração precisa trabalhar mais para mover o sangue pelo corpo. Com o tempo, isso pode causar danos duradouros ao coração, o que resulta em doença cardiovascular. 3
Tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 são fatores de risco
conhecidos para doença cardiovascular. 4
Você provavelmente já esta familiarizado com os sintomas do diabetes tipo 2 e esse conhecimento será útil ao explorar a correlação entre o diabetes tipo 2 e a doença cardiovascular.
Como uma rápida atualização, lembre-se de que o diabetes tipo 2 causa níveis elevados de glicose na corrente sanguínea. Isso pode rapidamente levar à lesão das paredes dos vasos sanguíneos, ao aumento dos materiais gordurosos e à redução do fluxo sanguíneo. Esse tipo de acúmulo pode reduzir o suprimento de oxigênio e nutrientes ao coração, resultando potencialmente em doenças cardíacas graves, acidentes vasculares cerebrais e hipertensão arterial.
Os sintomas mais comuns de doenças cardiovasculares e sinais em que você precisa prestar atenção como paciente com diabetes tipo 2 incluem: 6
Um acidente vascular cerebral pode causar diabetes? Embora algumas pessoas só sejam diagnosticadas com diabetes depois de terem sofrido um acidente vascular cerebral, é mais comum que o diabetes cause um acidente vascular cerebral (ou um miniacidente vascular cerebral devido ao diabetes), pois os níveis elevados de pressão arterial continuam a danificar as paredes dos vasos sanguíneos. 8 Os sintomas de um acidente vascular cerebral devido ao diabetes incluem:
Embora os pacientes pós-AVC com diabetes estejam predispostos a
uma recuperação funcional mais lenta, a recuperação do AVC devido ao
diabetes é possível. Uma recuperação bem-sucedida requer que o
cérebro remapeie as funções sensório-motoras dentro da rede cerebral. 9
Quando se trata de gerenciar doenças cardiovasculares, os esforços preventivos são fundamentais. Pacientes com diabetes tipo 2 devem recorrer a medicamentos, mudanças no estilo de vida e intervenções nos fatores de risco para reduzir o risco de doença cardiovascular. Observe que cada doença é diferente e reduzir o risco de doença cardiovascular exigirá uma abordagem diferente de pessoa para pessoa.
Se você tiver algum tipo de diabetes (tipo 1, tipo 2, gestacional, de adolescente), você deve prestar muita atenção aos seus hábitos relativos ao estilo de vida. Os fatores de estilo de vida que afetam o estreitamento ou a obstrução dos vasos sanguíneos e aumentam o risco de doença cardiovascular incluem:
Evidências clínicas mostram que uma redução do nível de colesterol pode reduzir a taxa de mortalidade por doença cardiovascular.
Uma dieta nutricionalmente limitada ou deficiente pode levar à hipertensão arterial. Tente reduzir sua ingestão diária de sódio.
O tabagismo é um fator de risco significativo para doença cardiovascular. Sabe-se que o tabaco danifica e estreita os vasos sanguíneos.
Estudos indicaram uma correlação positiva entre doença cardiovascular e consumo de álcool acima dos limites recomendados.
Há também uma correlação positiva entre a redução da gordura corporal e a sensibilidade à insulina. Abordar a perda de peso (a atividade física é uma das muitas opções) é fundamental para alcançar níveis de açúcar no sangue estáveis.
Fazer mais exercícios, ter uma dieta balanceada para perder peso e eliminar maus hábitos, como beber em excesso e fumar, são ótimas maneiras de reduzir o risco de doença cardiovascular.
Embora as mudanças no estilo de vida sejam importantes para reduzir o risco de doença cardiovascular, também é necessário que você continue a monitorar o nível de açúcar no sangue cuidadosamente e a controlar sua medicação.
BR24DI00126