Go to the page content
diabetes diagnoses illustration 

RECÉM-DIAGNOSTICADO

DIAGNOSTICADO – E AGORA?

É normal se sentir sobrecarregado, confuso e chocado ao ser recém-diagnosticado com diabetes. 

A primeira coisa que você deve fazer após o diagnóstico de diabetes é pesquisar a doença. Se você foi recém-diagnosticado com diabetes tipo 1, tipo 2 ou gestacional, ou se seu filho ou filha foi diagnosticado com diabetes, você precisa ler mais orientações relacionadas ao diagnóstico. 

Elaborar uma apresentação geral da vida com diabetes é um primeiro passo importante no caminho para controlar a sua doença ou a doença do seu filho ou filha. 

Artigos para começar se você for recém-diagnosticado com diabetes

Controle do diabetes tipo 2 recém-diagnosticado 

Controle do diabetes tipo 2 recém-diagnosticado 

A maioria das pessoas com diabetes recém-diagnosticada tem diabetes tipo 2.² A boa notícia é que há muitas maneiras de controlar o diabetes tipo 2, desde pequenas mudanças no estilo de vida até o uso de medicação.³ Uma via de tratamento para o diabetes tipo 2 recém-diagnosticado é uma ótima maneira de ajudar a entender a doença e orientar um plano de tratamento. 

Você está ciente do risco cardiovascular?

Pessoas com diabetes tipo 2 têm 2 a 4 vezes mais probabilidade de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em comparação com alguém que vive sem diabetes. 12,13

Saiba como você pode reduzir o risco.

Causas do diabetes 

Se você foi recém-diagnosticado com diabetes, há uma boa chance de você estar se perguntando como entrou nessa situação antes de tudo. Embora não haja uma causa comum para o diabetes, há uma infinidade de desencadeadores (às vezes atuando juntos) que podem levar ao diagnóstico de diabetes.  

Desencadeadores do diabetes tipo 1:

  • Fatores genéticos 
  • Fatores ambientais 
  • Infecção viral/bacteriana 
  • Toxinas químicas (às vezes em alimentos) 

Desencadeadores do diabetes tipo 2:

  • Histórico familiar
  • Obesidade 
  • Sedentarismo
  • Aumento da idade
  • Dieta inadequada
  • Gravidez 

Em resumo, um diagnóstico de diabetes pode ter suas raízes na composição genética, no histórico familiar, em fatores ambientais e até mesmo na origem étnica. 5,6

Quais medidas devo adotar imediatamente? 

Não importa com qual tipo de diabetes você foi diagnosticado, há certas coisas que você pode de imediato para ajudar a melhorar o seu diagnóstico.

  • Preste atenção em seus carboidratos 
    Uma vez ingeridos, os carboidratos são decompostos pelo corpo e transformados em glicose. Como portador de diabetes, você precisa controlar cuidadosamente seus níveis de açúcar no sangue e garantir que eles fiquem abaixo de um nível considerado perigoso. Controlar a sua ingestão de carboidratos é uma ótima maneira de fazer isso.

  • Preste atenção no tamanho da porção 
    Uma dieta com baixo índice glicêmico (IG) pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e a quantidade de alimentos que você come é certamente um ótimo começo quando se trata de reduzir sua ingestão de açúcar.

  • Movimente-se 
    Praticar exercícios é uma forma recomendada fazer com que a glicose passe do sangue para dentro das células. Tente criar uma rotina de exercícios que se encaixe em sua vida diária e aumente lentamente seu condicionamento físico. ⁷

Juntamente dos planos de tratamento com medicação e/ou insulina, as mudanças no estilo de vida acima podem ajudar muito quando se trata de controlar o diabetes. Sempre converse com o profissional da saúde que cuida de você para garantir que você esteja fazendo mudanças positivas. 

Meça o nível de açúcar no sangue

Comer menos açúcar, exercitar-se mais e fazer um esforço consciente para controlar o tamanho das porções é excelente, mas, a menos que você saiba como medir os seus níveis de açúcar no sangue, você não conseguirá acompanhar o seu progresso. 

Os níveis de açúcar no sangue podem ser medidos de várias maneiras: 

  • Teste de picada no dedo 
    Perfure a pele com uma pequena agulha (lanceta) para coletar sangue para a medição. 8

  • Monitor de glicose instantâneo 
    Pequeno sensor usado sob a pele que pode ser escaneado para obter a leitura do nível de açúcar no sangue. 9

  • Monitor de glicose contínuo 
    Pequeno dispositivo sob a pele que mede continuamente seus níveis de açúcar no sangue e transmite dados para um dispositivo. Saiba mais sobre o monitoramento contínuo da glicose, saúde digital e diabetes. 9

Como uma equipe de tratamento do diabetes pode ajudar

Lembre-se, você não está sozinho! É preciso uma equipe de profissionais da saúde dedicados para garantir que você controle o seu diabetes e todos estão lá para garantir que você tenha uma vida “normal”.10

Essa mudança repentina, que exige o contato contínuo com uma equipe de profissionais da saúde, pode ser um pouco alarmante no início.10 Abaixo estão alguns dos profissionais que podem ajudar a personalizar seu plano de tratamento do diabetes:

  • Clínico geral
  • Endocrinologista 
  • Podólogo
  • Farmacêutico 
  • Oftalmologista
  • Enfermeiro
  • Nutricionista
  • Educador sobre diabetes

Visitas regulares à equipe de tratamento do diabetes que cuida de você ajudam a gerenciar todos os aspectos da vida com diabetes, além de proporcionar uma sensação real de conforto ao saber que você está em boas mãos.

BR24DI00126

Referências
  1. Diabetes.co.uk. Diabetes cure. Disponível em: https://www.diabetes.co.uk/Diabetes-Cure.html. Último acesso: maio de 2022.
  2. WHO. Diabetes. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/diabetes. Último acesso: maio de 2022.
  3. International Diabetes Federation. IDF Atlas 10th Edition, 2021. Disponível em: https://diabetesatlas.org/idfawp/resource-files/2021/07/IDF_Atlas_10th_Edition_2021.pdf. Último acesso: maio de 2022.
  4. NIDDK. Diabetes, Heart disease & Stroke. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/preventing-problems/heart-disease-stroke. Último acesso: maio de 2022.
  5. NIDDK. Type 1 diabetes. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/what-is-diabetes/type-1-diabetes. Último acesso: maio de 2022.
  6. NIDDK. Risk Factors for Type 2 Diabetes. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/risk-factors-type-2-diabetes. Último acesso: maio de 2022.
  7. NIDDK. Diabetes Diet, Eating, & Physical Activity. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/diet-eating-physical-activity. Último acesso: maio de 2022.
  8. Diabetes UK. Checking your blood sugar levels. Disponível em: https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/managing-your-diabetes/testing Último acesso: maio de 2022.
  9. Diabetes UK. Flash glucose monitors and continuous glucose monitors. Disponível em: https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/diabetes-technology/flash-glucose-monitors-and-continuous-glucose-monitors#readings Último acesso: maio de 2022.
  10. Diabetes.co.uk. Diabetes healthcare team. Disponível em: https://www.diabetes.co.uk/nhs/diabetes-healthcare-team.html. Último acesso: maio de 2022.
  11. Mosenzon O, et al. CAPTURE: a multinational, cross-sectional study of cardiovascular disease prevalence in adults with type 2 diabetes across 13 countries. Cardiovasc Diabetol. 2021; 20:154.
  12. Almdal T, Scharling H, Jensen JS, et al. The independent effect of type 2 diabetes mellitus on ischemic heart disease, stroke, and death: a population-based study of 13,000 men and women with 20 years of follow-up. Arch Intern Med. 2004;164:1422–1426
  13. Fox CS, Coady S, Sorlie PD, et al. Trends in cardiovascular complications of diabetes. JAMA. 2004;292:2495–2499.
  14. American Diabetes Association. Blood Sugar and Exercise. Disponível em: https://www.diabetes.org/healthy-living/fitness/getting-started-safely/blood-glucose-and-exercise. Último acesso: maio de 2022